Estrada de Ferro Noroeste do Brasil
Diego Souza

Você já ouviu falar da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil? Foi uma companhia ferroviária brasileira que começou a atuar no início do século XX e ainda está em funcionamento. 

A estrada possui grande importância econômica, pois faz a ligação do interior de São Paulo até a fronteira do Brasil com a Bolívia, servindo para transportar mercadorias de forma mais segura. 

A história da ferrovia tem um grande impacto em Três Lagoas. Quer saber qual é? Então continue lendo este texto e encontre informações como:

 

Quando surgiu a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil? 

A discussão em torno da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil acontece desde o século XIX, no segundo reinado, por necessidade de ter uma ligação entre o Mato Grosso e o litoral brasileiro. 

O transporte de mercadorias nessa época dependia de relações exteriores com a Argentina e o Paraguai, já que essa ação era feita por meio da bacia platina. 

Com a Guerra do Paraguai, o Brasil sentiu mais profundamente a falta de meios de transportes mais independentes. 

A construção da estrada de ferro só se concretizou após o ano de 1905 em Bauru, interior de São Paulo. Dois anos depois o destino da concessão federal foi dividido em dois trechos: 

  • Bauru-Itapura;
  • Itapura-Corumbá. 

O segundo trecho teve sua construção atravessada por maiores dificuldades, por conta dos rios Paraná e Paraguai, exigindo a construção de grandes pontes. Com isso, a estrada só chegou de fato a Corumbá em 1952. 

Em qual região foi construída a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil?

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil tem trechos que passam pela região Sudeste e Centro-Oeste. 

Onde começa e termina a Ferrovia Noroeste do Brasil?

A linha tronco foi iniciada em Bauru(SP) com destino a Corumbá (MS), na fronteira com a Bolívia. A partir das duas extremidades a estrada é ligada, a outros caminhos importantes para o transporte de cargas: 

  • no interior de São Paulo: integra-se a linha E.F Sorocaba, que vai até o porto de Santos; 
  • em Corumbá: é ligada a rede ferroviária boliviana com destino a Santa Cruz de la Sierra.

Estrada de Ferro Noroeste do Brasil

Qual a importância da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil para Três Lagoas?

A história da Ferrovia Noroeste do Brasil tem uma grande influência no crescimento de Três Lagoas.

Isso porque, até a inauguração da estação da cidade, em 1912, o local era habitado por poucas famílias que viviam exclusivamente da agricultura e pecuária. 

Estrada de Ferro Noroeste do Brasil

Com a circulação de pessoas e mercadorias proporcionada pela presença da estação, a cidade teve seu crescimento potencializado. 

A partir disso, a cidade teve uma expansão baseada no Plano de Haussmann, de inspiração francesa. Dessa forma, foi construída de forma ordenada, possuindo atenção especial aos bairros separados em quadras. 

Com o crescimento econômico, Três Lagoas atraiu indústrias e acabou reconhecida como a Capital da Celulose. 

Invista em imóveis em Três Lagoas 

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil deixou seu legado e até hoje a cidade segue em pleno crescimento. 

Hoje, Três Lagoas oferece qualidade de vida e se destaca pela localização privilegiada.

Por isso, você pode aproveitar as vantagens que a cidade oferece para realizar investimentos seguros. 

Conte com a equipe da 3L Imóveis para conhecer as melhores opções de casas, apartamentos, terrenos e loteamentos. Fale com a nossa equipe e comece a investir o quanto antes.

Invista em Três Lagoas MS

Diego Souza

Diego Ricardo de Souza Farias (CRECI MS 3694) é diretor da 3L Imóveis e formado em Administração de Empresas pela UFMS. Corretor de Imóveis atuante no mercado imobiliário há 16 anos, é especializado em locação e venda de imóveis urbanos na região de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.