Vai sair da casa dos pais ou morar sozinho pela primeira vez e está se perguntando quanto custa mobiliar um apartamento? Esse momento envolve muita ansiedade, mas com um bom planejamento é possível deixar o seu cantinho do seu jeito e ainda conseguir economizar.
Quer saber como? Neste texto você poderá ler sobre:
- Como mobiliar um apartamento?
- Quanto custa mobiliar um apartamento?
- Quanto custa mobiliar um apartamento com móveis planejados?
- Como mobiliar um apartamento pequeno?
- 5 dicas para mobiliar um apartamento com pouco dinheiro
Como mobiliar um apartamento?
Um imóvel vazio é como uma tela em branco em que você pode estampar a sua personalidade em cada cantinho. Mas para conseguir ser mais assertivo, criar um checklist vai te ajudar muito.
Como essa é uma das partes mais importantes na composição de um novo lar, fazer uma lista prévia de tudo o que você vai precisar para começar a viver no seu apartamento, seja ele próprio ou alugado, é fundamental.
Já definiu como será a configuração de cada cômodo? Então comece esse processo listando as necessidades de cada ambiente.
Quanto custa mobiliar um apartamento?
Para saber quanto custa mobiliar um apartamento, é hora de colocar em prática um checklist do que você está pensando em comprar. Para facilitar a organização, você pode utilizar o Método Moscow, separando os itens dessa lista em quatro categorias:
- Must Have/Deve Ter: para os itens obrigatórios e essenciais.
- Should Have/Deveria Ter: para os itens importantes, mas não essenciais.
- Could Have/Poderia Ter: para os itens desejáveis, mas não necessários.
- Won’t Have/Não Vai Ter (ao menos, por enquanto): para os itens que são interessantes, mas nada essenciais.
O que não pode faltar em um apartamento?
Para saber o que não pode faltar em um apartamento, basta observar o checklist que você fez. Após categorizá-lo, observe o que está na seção “Must Have/Deve Ter”. Esses são itens obrigatórios para quem está começando a mobiliar um apartamento. Abaixo, daremos alguns exemplos que se encaixam nessa categoria.
Eletrodomésticos
Dentre os eletrodomésticos primordiais para um apartamento, destacamos:
- Geladeira;
- Fogão;
- Liquidificador;
- Máquina de lavar roupas;
- Ferro de passar roupa;
- Chuveiro.
Utensílios domésticos
Com relação aos utensílios domésticos, podemos destacar como essenciais:
- Jogo de panelas;
- Aparelho de jantar;
- Copos;
- Filtro de água;
- Faqueiro;
- Abridor de lata;
- Tábua para cortes;
- Roupas de cama e banho;
- Cabides;
- Varal de teto ou dobrável e prendedores de roupa.
Móveis
- Armários (para quarto, cozinha e banheiro);
- Guarda-roupas;
- Cama e travesseiro;
- Sofá;
- Mesa e cadeiras.
Decoração
Itens de decoração não estão inclusos na primeira categoria do checklist, mas com certeza entram em Should Have/Deveria Ter, ou seja, não são itens essenciais, mas são importantes.
Para você conseguir se sentir em casa, ter uma decoração com a sua cara faz toda a diferença. Então, por mais que esse não deva ser o foco dos seus gastos no momento de mobiliar um apartamento, pense com carinho na decoração dele e no que você pode fazer para agregar a sensação de “lar doce lar” para o seu cantinho.
Com esses itens que sugerimos, já é possível começar uma vida independente. Lembrando que cada pessoa possui suas próprias necessidades, portanto, os itens essenciais podem variar de acordo com o seu estilo de vida. E é por isso também que o custo para mobiliar um apartamento também é variável, dependendo, ainda, da região em que você mora.
Quanto custa mobiliar um apartamento com móveis planejados?
Os móveis planejados são feitos sob medida, logo, o preço pode variar conforme o tamanho do seu imóvel, material utilizado e empresa contratada. Em média, uma casa ou apartamento completo pode variar entre 2 e 30 mil reais.
Alguns exemplos de itens que você pode incluir em sua casa, por cômodo, são:
- quarto: armários, closets, cabeceira de cama, mesa auxiliar, escrivaninha;
- sala: painel de tv e mesa de canto;
- cozinha: bancada; armários; módulos aéreos;
- banheiro: armários, móveis fechados e suspensos com vidros e espelhos.
Como mobiliar um apartamento pequeno?
Quando se tem pouco espaço, fazer um planejamento para o novo lar é indispensável, principalmente se você está lidando com um orçamento apertado.
Nos casos de apartamentos com pequena área, a melhor estratégia de decoração é pensar em inteligência, funcionalidade e na sua personalidade, de modo que, mesmo em um espaço pequeno, o conforto esteja presente.
Existem algumas táticas de como mobiliar um apartamento pequeno que fazem toda a diferença:
1. Tenha móveis com múltiplos compartimentos
Para acompanhar o crescimento da procura por imóveis compactos, existem também várias tendências de mobílias apropriadas para pequenos espaços. Como, por exemplo, camas com baús, guarda-roupas com nichos, armários aéreos para cozinha com gavetas organizadoras etc.
Se estiver mobiliando um apartamento próprio, você também pode apostar em móveis planejados, já nos tamanhos e formatos adequados para o seu lar.
2. Favoreça a entrada de luz natural
Principalmente quando falamos de ambientes pequenos, a entrada de luz natural é primordial. Evite o bloqueio dessa iluminação com cortinas de tonalidade escura.
Esse é um detalhe que vai fazer toda a diferença para a sensação de espaço e conforto do seu apartamento.
Aproveite as paredes
Prateleiras, estantes e nichos são grandes aliados para quem possui apartamento pequeno. Esses são itens que podem reduzir a presença de objetos no chão e ainda ajudam a decorar o ambiente.
Evite excessos
Já escutou aquela frase “menos é mais”? Pois bem. Se você precisa mobiliar um apartamento pequeno, é necessário evitar exageros. E isso diz respeito não só à decoração, mas também aos móveis do ambiente.
Só adquira aquilo que é fundamental para a manutenção da moradia (ao menos no início). Nos próximos parágrafos, falaremos sobre o que não pode faltar em um apartamento.
5 dicas para mobiliar um apartamento com pouco dinheiro
Para mobiliar um apartamento gastando pouco, essas cinco dicas são indispensáveis:
1. Faça um orçamento
Gastar, gastar e gastar e só depois olhar a fatura do cartão? Nem pensar! Antes de qualquer coisa, você precisa fazer um orçamento. Qual é a sua renda mensal? Quanto você pretende gastar para mobiliar o seu apartamento? Você já possui esse valor ou vai precisar fazer um empréstimo? Todas essas perguntas precisam ser respondidas antes de você fazer qualquer compra. Uma vez que você faz um orçamento prévio, é possível priorizar gastos e evitar dívidas.
2. Calcule os espaços que você tem
O apartamento sendo próprio ou alugado, é importantíssimo calcular os espaços que você possui antes de realizar qualquer compra. Apenas após fazer isso é que você vai conseguir perceber se deve apostar ou não em móveis planejados, sofá para dois ou três lugares, mesa para quatro ou seis pessoas etc.
3. Pesquise e faça comparações de preços
Com o auxílio da tecnologia, hoje nós temos informações super relevantes em questão de segundos em nossos dispositivos. Portanto, use a Internet como sua aliada para gastar pouco.
Antes de comprar, verifique sites de diferentes lojas do setor, confira análises de produtos, converse com pessoas que já possuem determinadas peças.
Por fim, ainda é possível comparar os preços em diferentes lojas e conseguir o produto pelo menor valor disponível.
4. Não compre tudo de uma vez
É possível mobiliar o seu imóvel em etapas. Para isso, você vai precisar primeiro dos itens essenciais e o restante pode ser construído com o tempo.
Então, vá adquirindo os itens aos poucos, para evitar não só gastos desnecessários, como também um acúmulo de objetos e móveis dentro de casa.
5. Converse com quem já esteve na mesma situação
Conversar com amigos ou familiares que já passaram por esse processo de mudança faz toda a diferença. Nessa troca, você pode conhecer sobre experiências boas e ruins que te ajudarão a cometer menos erros no seu futuro apartamento.
Já entendeu quanto custa mobiliar um apartamento? Esse momento é bastante empolgante e você pode usar tecnologia para ter uma prévia de como o seu ambiente irá ficar. Por isso, confira sete aplicativos de reforma para facilitar a sua vida.
- Artigo Anterior Como fazer a desocupação do imóvel alugado?
- Próximo Artigo Faça chuva ou faça sol: seu aluguel está garantido!