Diego Souza

Paraísos naturais e inúmeros lugares incríveis para conhecer: assim é o Mato Grosso do Sul, localizado no Centro-Oeste brasileiro. A grande protagonista do turismo no estado é a natureza, com destaque para as regiões do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, onde estão Bonito, Jardim e Bodoquena; do Pantanal e da fronteira com o Paraguai. Quer saber o que fazer no Mato Grosso do Sul?

Neste artigo vamos te levar para conhecer as opções de lazer e passeios turísticos no estado, destino que pode (e deve) ser uma opção certa para a sua próxima viagem. Confira as dicas e comece o planejamento, você não vai se arrepender!

Neste artigo, você encontrará informações sobre:

 

Leia também: Turismo no centro-oeste: conheça os 11 melhores pontos turísticos de Três Lagoas

 

Estado do Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil, tendo o município de Campo Grande como capital — a cidade mais populosa do estado. O principal atrativo turístico do estado vem das belezas naturais, mas a grande variedade de cultura e costumes da região também atrai muitas pessoas a visitar as cidades. Ao longo dos anos, MS foi se desenvolvendo com a ajuda de migrantes de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, além dos imigrantes que vieram da África, Alemanha, Espanha, Itália, Japão, Paraguai e Portugal. Mas a grande influência vem das populações indígenas.

O território faz fronteira com Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e com os países Bolívia e Paraguai. Além do ecoturismo, a economia do estado se destaca com atividades na agricultura, mineração e no setor industrial.

 

Mapa do Mato Grosso do Sul

 

Quantas regiões turísticas existem no Estado de Mato Grosso do Sul?

As belezas naturais e culturais do MS estão distribuídas em 10 regiões turísticas, sendo elas: Caminhos da Fronteira; Caminho dos Ipês; Cone Sul; Costa Leste; Grande Dourados; Pantanal; Rota Norte; Serra da Bodoquena; Vale das Águas e Vale do Aporé. 

 

Quais cidades conhecer no Mato Grosso do Sul? 

Conhecido internacionalmente pela sua biodiversidade, Mato Grosso do Sul é um estado que não pode ficar de fora dos roteiros de viagem, seja em família ou casal, seja em grupos de amigos ou até sozinho (porque não?). Com belezas peculiares e cenários distintos, o estado possui cidades incríveis, com programações que podem ser aproveitadas por qualquer pessoa, em qualquer ocasião.

Confira as melhores cidades para visitar:

1. Bonito 

Bonito é o local perfeito para quem procura integração entre a natureza, ecoturismo e aventura. O município já foi premiado mais de 14 vezes, consecutivamente, como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. 

bonito mato grosso

 

São mais de 80 passeios diferentes, com destaque para rios e nascentes de água transparente, grutas, cachoeiras, balneários, mergulho, tirolesa, etc.

A cidade possui aeroporto, com disponibilidade de voos semanais. Mas há quem prefira desembarcar ou sair de Campo Grande, seguindo a viagem de carro ou transfer. Bonito fica a cerca de 300 km da capital.

2. Corumbá

Corumbá é uma das cidades mais históricas do estado. Situada às margens do Rio Paraguai, fazendo fronteira com a Bolívia, a cidade conta com lindos prédios históricos, excelentes praças para passeios com a família e até safáris. 

Distante cerca de 426 km de Campo Grande, a cidade costuma ser mais visitada de carro ou de ônibus, por meio das empresas de turismo.

 

3. Três Lagoas

Três Lagoas fica a 350 km da capital do MS, situada no ecossistema do Pantanal. A cidade possui praias de água doce, porto, balneário, lagoas e é um excelente destino para prática de esportes náuticos. 

 

Diferente de outros destinos do estado em que prevalece o turismo rural, em Três Lagoas os principais atrativos estão nas áreas urbanas. 

A gastronomia é um dos pontos fortes de Três Lagoas, sendo referência em todo o estado. Conheça as melhores opções de restaurantes na cidade.

4. Jardim

Jardim fica a 237 km de Campo Grande e tem belezas equivalentes às de Bonito, tendo a natureza como seu principal atrativo. Um passeio que não pode ser deixado de lado é o Buraco das Araras, uma área de conservação ambiental com mais de 100m de profundidade. Muitas espécies de animais se abrigam no buraco, entre elas as araras, que ficam sob os paredões.

5. Bodoquena

O município leva o nome de uma famosa serra do estado, conhecida por abrigar muitas espécies de animais silvestres. Bodoquena fica a cerca de 270 km da capital e é bastante visitada por causa das suas belíssimas cachoeiras e piscinas naturais.

6. Dourados

Belezas naturais e monumentos históricos marcam a memória de quem visita Dourados, que fica a cerca de 230 km de Campo Grande. 

O Teatro Municipal e a Academia Douradense de Letras e Cultura são dois ambientes com excelente bagagem cultural que merecem ser visitados. Há também o Monumento ao Colono, construção que homenageia os colonizadores da região, e o Museu Histórico e Cultural, ambos com acervo riquíssimo. Dourados possui aeroporto próprio.

7. Campo Grande

Nessa lista de destinos especiais em MS não pode faltar a capital do estado. Campo Grande possui ótima infraestrutura para acolher turistas, com uma rede de hotéis e pousadas que cabem para todos os bolsos. 

Seus bares e restaurantes também são excelentes opções para desfrutar da gastronomia sul-matogrossense.

Os pontos turísticos oferecem atividades para todos os gostos, com atrações rurais e urbanas. O Parque Nacional das Nações Indígenas é um dos principais locais da cidade que devem ser visitados. Ele é perfeito para apreciação da vegetação e prática de esportes. Outras dicas de passeio são o Horto Florestal; Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Museu José Antônio Pereira; Cachoeira do Inferninho e Cachoeira do Céu.

Quais são os atrativos naturais e culturais existentes no Estado de Mato Grosso do Sul?

1. Pantanal 

O Pantanal é a maior área inundável do planeta e é reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera. Para quem procura safáris e passeios pelo rio, esse é o lugar certo. O início do Pantanal fica a 240 km de Campo Grande.

pantanal mato grosso do sul

 

O Complexo do Pantanal está não só no Brasil, mas também na Bolívia e no Paraguai. No Brasil, a região é dividida entre o Mato Grosso (Pantanal Norte) e o Mato Grosso do Sul (Pantanal Sul). Cada região oferece os seus atrativos.

 

O que fazer no Pantanal, Mato Grosso do Sul

O turismo no Pantanal atrai pessoas de todos os lugares do mundo. São mais de duas mil espécies de plantas e mil espécies de animais para conhecer e ver bem de pertinho. 

Em geral, muitos passeios turísticos são oferecidos pelos próprios hotéis da região, sempre com foco no ecoturismo e no turismo cultural. As opções são diversas, como passeios a cavalo; safári fotográfico; passeios de canoa e barco; trilhas; passeio de trem; visita ao projeto Arara Azul (que visa preservar a espécie); pescaria de piranha; e muito mais.

2. Balneários no Mato Grosso do Sul

Ótimas opções para se refrescar, os balneários também são uma oportunidade de estar em contato com a natureza. O Mato Grosso do Sul possui uma variedade de balneários que não dá para deixar de conhecer, repletos de mata verde, cachoeiras e piscinas naturais,  como o Eco Park Porto da Ilha; Balneário do Sol; Balneário Municipal; Balneário Nascente Azul; Praia da Figueira; Ilha Bonita; Refúgio Canaã.

3. Ecoturismo no Mato Grosso do Sul

Entre nascentes cristalinas, cachoeiras, cachoeiras, rios e matas nativas, Mato Grosso do Sul é um dos principais destinos para o ecoturismo, tendo Bonito e Pantanal como os principais lugares procurados pelos turistas.

Quando ir a Mato Grosso do Sul?

Saber o clima do seu destino pode te ajudar a se programar melhor e escolher programações sem maiores riscos. No MS, a estação chuvosa costuma ser de outubro a maio e a seca entre junho e setembro, sendo essa última a melhor época para viajar ao estado. Os meses mais quentes são entre outubro e março e os mais frios entre maio e agosto.

A dica é observar qual o melhor período para a sua viagem, de acordo com seu perfil e com as atrações que você deseja conhecer e aproveitar.

Diego Souza

Diego Ricardo de Souza Farias (CRECI MS 3694) é diretor da 3L Imóveis e formado em Administração de Empresas pela UFMS. Corretor de Imóveis atuante no mercado imobiliário há 16 anos, é especializado em locação e venda de imóveis urbanos na região de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.