busca-por-qualidade-de-vida
3L Imóveis

Cresce a cada dia o número de pessoas que têm preferência por estudar ou trabalhar mais próximo de casa, quando existe a possibilidade, visando praticidade e qualidade de vida no dia a dia. 

O reflexo no mercado imobiliário é o crescimento de prédios comerciais em áreas tradicionalmente residenciais, como analisou uma coluna dentro do portal ImovelWeb em 2020, além de espaços nos imóveis residenciais pensados para home office, coworkings, entre outros que tornam o dia a dia mais prático e cômodo. 

A busca por qualidade de vida também acaba tornando os condomínios mais atraentes, pois eles aliam as vantagens de se morar em uma casa com segurança e praticidade. Muitos oferecem infraestrutura completa para tornar isso possível, incluindo espaços de convivência para lazer, saúde e trabalho. 

Vamos retomar alguns aspectos importantes que estão colaborando para essa mudança no setor e que deve seguir pelos próximos anos: 

 

Mudança de hábito do consumidor 

Com a chegada da pandemia do Coronavírus em 2020, os hábitos dos consumidores mudaram. Na busca por conforto e bem-estar, as pessoas passaram a olhar para os locais que oferecem a possibilidade de uma maior qualidade de vida, além da possibilidade de conveniência com a família para exercer diversas atividades sem precisar se deslocar de casa ou do seu bairro. 

Além disso, na busca por praticidade, o mercado digital foi um grande aliado para que isso acontecesse, passando a ser um canal de vendas e captação de imóveis. Outro fator que influenciou foi a baixa da taxa Selic, que teve um patamar histórico e motivou a compra de imóveis e aqueceu o setor. 

Mas, apesar de todos estes fatores, o ponto principal que ditou regra no mercado imobiliário no último ano e continuará sendo constante é um: espaço.

No mercado de locação, por exemplo, foi constatado um aumento na busca e no fechamento de imóveis com 3 ou 4 quartos na casa dos 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já imóveis menores, com 1 ou 2 quartos, tiveram queda na procura em 30%, aproximadamente.

 

Isso se refletiu na construção civil, já que as tendências de sustentabilidade e inteligência na construção de projetos se otimizou para as necessidades do mercado, lançando obras com metragens maiores e utilizando de tecnologias, como o processo BIM (Building Information Modeling) para que alterações em plantas e modificações nos projetos atendam a realidade atual sem encarecer ou aumentar o prazo da obra.

 

Valorização do conceito de lar

A busca por uma rotina mais produtiva e menos caótica, por mais atenção para o bem-estar e o conforto afetaram diretamente a maneira das pessoas enxergarem seus lares. Isso resultou numa maior valorização do imóvel enquanto lar e abrigo, que passou a ser repensado para que as pessoas se conectem com o ambiente doméstico durante o isolamento social. A casa passou a ser um ambiente que precisa ficar mais bonito e funcional, pois é onde as pessoas estarão a maior parte do tempo.

Dessa forma, as casas se transformaram também em escritórios, salas de aulas, local de cultura e lazer, espaço para os pets, ou até mesmo de convivência restrita da família. Essa mudança na forma como vivemos tornou o espaço do lar como um refúgio, algo que permite que toda a família realize suas atividades com aconchego.  

 

Automação residencial

Como as pessoas passaram a ficar mais dentro de suas casas, podemos afirmar que a automação residencial é uma grande tendência. O uso da tecnologia auxilia a tornar a casa um ambiente mais prático e dinâmico, como no home office, que passou a demandar equipamentos e espaço de armazenamento para um uso maior de tecnologias, além de cadeiras confortáveis, boa iluminação, entre outros. 

Até mesmo para quem passou a cozinhar ou se exercitar mais dentro de casa, a tecnologia pode trazer diversos benefícios e mais praticidade na hora de exercer as atividades desejadas.

Essas facilidades na automação vão desde sensores que monitoram a intensidade de luz, temperatura e movimento, auxiliando no controle de energia elétrica e dando mais praticidade, como ligar ou desligar uma lâmpada. Há também sistemas voltados para facilitar o dia a dia, atuando diretamente no cotidiano de forma programada, como servindo a alimentação do pet, pré aquecendo o chuveiro ou programando uma rotina de despertar no quarto.

Há também, claro, a automação voltada para a segurança do ambiente, com câmeras, sensores de fumaça e detectores de ambientes, que podem ser integradas com números de emergência ou emitindo alertas no celular dos moradores.

Com isso, é esperado uma busca maior por imóveis espaçosos, com cômodos maiores e espaços idealizados para o trabalho e o lazer. O que torna o cliente mais criterioso na hora da busca por um imóvel. O foco será a qualidade de vida e o bem-estar, o que resultará numa procura maior pelos imóveis que conseguirem atender essa demanda. 

 

Tipos de imóveis que oferecem mais qualidade de vida

 

Se você está procurando um imóvel que atenda essas tendências e te ofereça mais qualidade de vida, o ideal é parar um pouco e analisar. Isso porque “qualidade de vida” é subjetivo.

 

O importante, neste momento, pela busca de um novo lar, é entender a sua rotina, as suas preferências e as suas necessidades, para então encontrar um imóvel que atenda tudo isso da melhor forma possível.

 

Se você, por exemplo, fica muito em casa, mas tem uma necessidade de se sentir extremamente seguro, um condomínio fechado e monitorado deve estar no topo da lista.

 

Caso você goste de receber muitas visitas, é espalhafatoso e tem um estilo de vida mais noturno, fuja dos apartamentos e busque uma casa de rua. Agora, se você adora aproveitar o que sua casa tem à oferecer, seja em lazer, comodidades e praticidades, tente um home club ou um residencial com boa área comum.

 

Trabalha em casa? Um quarto extra para o escritório. Adora cozinhar? Tenha bem claro o tipo de cozinha que você prefere. Muitos pets? Priorize imóveis com uma boa área externa.

 

Atender às suas necessidades, isso é oferecer qualidade de vida.

Caso tenha alguma dúvida, ou queira saber mais sobre nossos empreendimentos, entre em contato para saber como podemos te ajudar a achar o lar perfeito para que você e sua família possam desfrutar de muito conforto e praticidade.