As garantias locatícias são uma forma de dar certezas ao proprietário e inquilino que os valores do aluguel serão pagos e de que foram serão exigidos. Como existem diferentes modalidades de fiança para aluguel, é importante conhecê-las para você entender qual se encaixa melhor no seu perfil. Nesse texto, você vai conferir:

  • Mudança de planos: alugar ao invés de comprar
  • Os tipos de garantia de aluguel mais comuns hoje em dia
  • O que é CredPago?
  • O que é seguro fiança para aluguel?
  • Como funciona o título de capitalização para aluguel de imóvel?
  • Fiador de imóvel
  • Alugue com uma imobiliária de confiança

Leia também: Como fazer renegociação de aluguel pelo IGPM ou IPCA

Mudança de planos: alugar ao invés de comprar

Hoje, em meio a uma crise econômica desencadeada pela pandemia do COVID-19, mais do que nunca é preciso de garantias financeiras para o fechamento de contratos de locação, para garantir o pagamento dos aluguéis aos proprietários e fáceis condições de locação para os inquilinos.

Para você ter uma ideia de como a pandemia mudou os planos de muitas pessoas, uma pesquisa do Grupo Zap confirmou que 86% dos 3.600 entrevistados de regiões metropolitanas do Brasil optaram por adiar a compra de um imóvel e estão preferindo alugar nesse momento de tantas incertezas.

Neste caso, escolher uma alternativa de garantia locatícia é mais uma forma de fechar um negócio com segurança e que proteja o inquilino de eventuais dívidas no futuro. 

Garantias de aluguel mais comuns hoje em dia

As garantias locatícias são estabelecidas pela lei n° 8.245/91 e dividem-se em 3 tipos: fiador, seguro fiança e caução. Além delas, há uma nova modalidade de garantia locatícia, que chegou em 2016 no mercado imobiliário: a Credpago. Para entender qual delas faz mais sentido para você, confira a seguir como funciona cada uma:

O que é CredPago?

Como as garantias locatícias podem ser um pouco burocráticas para ambas as partes da negociação, algumas empresas criaram modelos de negócio que visam facilitar este processo.

Entre os serviços mais populares neste segmento está a Credpago, uma empresa que oferece exclusividade de alternativas de garantias locatícias sem necessidade de fiador e com burocracia reduzida.

Ao contratar os serviços da Credpago o inquilino não precisa levar para a imobiliária documentos que lhe garanta a aprovação da locação de um imóvel, já que a empresa contratada é que se tornará a responsável pela garantia da locação.

Para aderir ao serviço basta completar a ficha de cadastro, que pode ser preenchida online. Caso seja aprovado, é preciso pagar uma taxa de adesão usando o cartão de débito ou cartão de crédito. 

Tendo os valores aprovados pelo sistema, toda a parte de garantia fica sob responsabilidade de da CredPago, isentando o inquilino da necessidade de usar outra alternativa securitária no contrato de aluguel.

O que é seguro fiança para aluguel?

O seguro fiança locatícia é um valor calculado a partir do preço do aluguel, que deve ser pago na entrada do inquilino no imóvel. Geralmente, o valor do seguro pode ser parcelado em até 12 vezes ou durante os meses em que perdurar o contrato de aluguel.

Existem vários bancos e seguradoras que prestam este tipo de serviço e incluem a documentação e exigências a serem incluídas no seu contrato.

Como funciona o título de capitalização para aluguel de imóvel?

Títulos de capitalização ficaram populares na Tele Sena, mas também são uma forma comum de diminuir os riscos na locação de imóveis. Um título de capitalização é um tipo de crédito vendido por empresas de capitalização que oferecem ao comprador um investimento que promete aumentar os valores contratados pelo comprador.

Assim, após um longo período o próprio contratante – ou terceiros que ele definir -,  poderão retirar os fundos investidos. Além disso, o contratante também concorre a sorteios e prêmios mensais. 

Para escolher esta alternativa de garantia locatícia o inquilino responsável deverá buscar uma empresa que emite títulos de capitalização para aluguel e fazer a aquisição. 

A taxa de adesão varia conforme cada empresa, mas costuma ter um valor de caução como forma de contratação que varia entre 6 a 12 meses o preço do aluguel mensal. 

Dessa forma, caso o inquilino se torne inadimplente o título poderá ser resgatado pelo proprietário do imóvel. Enquanto isso, o morador terá um meio de pagar suas dívidas sem ter poupado valores de outras formas.

Caução

A caução exige uma quantia equivalente a três aluguéis depositados antecipadamente como uma forma de garantia caso o inquilino não possa pagar o aluguel.

Entretanto, esta modalidade pode não servir em alguns casos. Afinal, se um inquilino deve 8 meses de aluguel, por exemplo, o valor da caução depositado não contemplará as dívidas e poderá se tornar um problema para o locatário.

Fiador de imóvel

A fiança é uma das garantias locatícias mais comuns. Segundo pesquisas da Secovi-SP o fiador é usado em 45% dos contratos de locação. 

Nesta modalidade, o corretor e o cliente escolhem um fiador, isto é, uma terceira pessoa para ser cobrada caso o locatário não possa cumprir com suas dívidas.

Ao escolher pela fiança, tanto o fiador como o inquilino responsável poderão ter seus patrimônios usados como pagamento das dívidas caso não possam realizar o pagamento de outras formas.

Alugue com uma imobiliária de confiança

Se você quer alugar um imóvel a alternativa de maior segurança que pode escolher é contratar uma imobiliária de confiança, como a 3L. Ao fazer isso, você não precisará ter que correr atrás de papeladas ou redigir contratos, pois os corretores especializados te orientarão em todo o processo.

Outra vantagem nítida de contratar uma imobiliária de confiança na hora de alugar um imóvel é a confiança de um negócio bem feito. 

Considerando que as garantias locatícias são somente uma etapa do processo de locação, contratar uma imobiliária responsável é uma forma de obter todas as seguranças necessárias além das garantias locatícias, aumentando assim o nível de confiabilidade e satisfação na locação de forma inestimável.

Ficou alguma dúvida sobre como funcionam as garantias locatícias? Então entre em contato com um dos corretores da 3L imobiliária para obter um atendimento personalizado.