As garantias locatícias são uma forma de garantir ao proprietário e ao inquilino que os valores do aluguel serão pagos da forma como foram exigidos em contrato. Como existem diferentes modalidades de fiança para aluguel, é importante conhecê-las para você entender qual se encaixa melhor no seu perfil.
Nesse texto, você vai conferir:
- Comprar ou alugar imóvel?
- O que são garantias locatícias e como elas funcionam?
- Tipos de garantias locatícias e suas vantagens
- Uma imobiliária pode te auxiliar na escolha da garantia locatícia
Comprar ou alugar imóvel?
Devido à crise econômica desencadeada pela pandemia do COVID-19, a necessidade por garantias financeiras para o fechamento de contratos de locação se tornou ainda mais forte, principalmente para garantir o pagamento dos aluguéis aos proprietários e fáceis condições de locação para os inquilinos. Ou seja, um cenário seguro e justo para proprietário e inquilino.
Para você ter uma ideia de como a pandemia mudou os planos de muitas pessoas, uma pesquisa do Grupo Zap indicou que 86% dos 3.600 entrevistados de diferentes regiões metropolitanas do Brasil optaram por adiar a compra de um imóvel e estão preferindo alugar.
Neste caso, escolher uma alternativa de garantia locatícia é mais uma forma de fechar um negócio com segurança e que proteja o inquilino de eventuais dívidas no futuro.
O que são garantias locatícias e como elas funcionam?
A garantia locatícia é uma forma de eliminar os riscos no processo de locação de imóveis e assegurar que o pagamento do aluguel definido em contrato seja pago ao proprietário. Ela está prevista em lei, e, apesar de o proprietário poder exigir do inquilino a contratação de uma garantia locatícia para efetuar a locação do imóvel, isso não é uma obrigação.
No contrato de locação, podem existir as seguintes modalidades de garantia:
- caução;
- fiança;
- seguro fiança;
- e cessão fiduciária.
Recentemente, um novo tipo de garantia locatícia surgiu e tem conquistado boa parte dos inquilinos: a Credpago.
Qual a melhor garantia locatícia?
Isso depende muito da realidade e das necessidades do inquilino no momento. Para entender melhor como funciona cada uma das garantias locatícias e entender qual delas faz mais sentido para você, confira os próximos tópicos.
Caução de aluguel: como funciona?
A caução exige uma quantia que equivale, geralmente, a três aluguéis depositados antecipadamente como uma forma de garantia caso o inquilino não possa pagar o aluguel.
Entretanto, esta modalidade pode não servir em alguns casos. Afinal, se um inquilino deve 8 meses de aluguel, por exemplo, o valor da caução depositado não contemplará as dívidas e poderá se tornar um problema para o locatário.
Como funciona a fiança de aluguel?
A fiança – ou fiador, como é popularmente conhecida – é uma das garantias locatícias mais comuns. Segundo pesquisas da Secovi-SP o fiador é usado em 45% dos contratos de locação.
Nesta modalidade, o corretor e o cliente escolhem um fiador, isto é, uma terceira pessoa para ser cobrada caso o locatário não possa cumprir com suas dívidas.
Ao escolher pela fiança, tanto o fiador como o inquilino responsável poderão ter seus patrimônios usados como pagamento das dívidas caso não possam realizar o pagamento de outras formas.
O que é seguro fiança?
O seguro fiança locatícia é um valor calculado a partir do preço do aluguel, que deve ser pago na entrada do inquilino no imóvel. Geralmente, o valor do seguro pode ser parcelado em até 12 vezes ou durante os meses em que perdurar o contrato de aluguel.
Existem vários bancos e seguradoras que prestam este tipo de serviço e incluem a documentação e as exigências específicas de cada instituição a serem incluídas no seu contrato.
Cessão fiduciária: como funciona?
A cessão fiduciária é uma garantia realizada por meio de transmissão do domínio creditório. Um tipo de cessão fiduciária comum é o título de capitalização, onde o proprietário pode resgatar o título caso o inquilino não possa assumir as responsabilidades financeiras em contrato.
Títulos de capitalização ficaram populares com a Tele Sena, mas também são uma forma comum de diminuir os riscos na locação de imóveis. Um título de capitalização é um tipo de crédito vendido por empresas de capitalização que oferecem ao comprador um investimento que promete aumentar os valores contratados pelo comprador.
Assim, após um longo período, o próprio contratante – ou terceiros que ele definir -, poderão retirar os fundos investidos. Além disso, o contratante também concorre a sorteios e prêmios mensais.
Para escolher esta alternativa de garantia locatícia o inquilino responsável deverá buscar uma empresa que emite títulos de capitalização para aluguel e fazer a aquisição.
A taxa de adesão varia conforme cada empresa, mas costuma ter um valor de caução como forma de contratação, que varia entre seis e 12 meses o preço do aluguel mensal.
Dessa forma, caso o inquilino se torne inadimplente o título poderá ser resgatado pelo proprietário do imóvel. Enquanto isso, o morador terá um meio de pagar suas dívidas sem ter poupado valores de outras formas.
Credpago: como funciona?
Como as garantias locatícias podem ser um pouco burocráticas para ambas as partes da negociação, algumas empresas criaram modelos de negócio que visam facilitar este processo.
Entre os serviços mais populares neste segmento está a Credpago, uma empresa que oferece exclusividade de alternativas de garantias locatícias sem necessidade de fiador e com burocracia reduzida.
Ao contratar os serviços da Credpago, o inquilino não precisa levar para a imobiliária documentação que garante a aprovação da locação de um imóvel, já que a empresa contratada é que se tornará a responsável pela garantia da locação.
Para aderir ao serviço basta completar a ficha de cadastro, que pode ser preenchida online. Caso seja aprovado, é preciso pagar uma taxa de adesão usando o cartão de débito ou cartão de crédito.
Tendo os valores aprovados pelo sistema, toda a parte de garantia fica sob responsabilidade de da CredPago, isentando o inquilino da necessidade de usar outra alternativa securitária no contrato de aluguel.
Alugue com uma imobiliária de confiança
Se você quer alugar um imóvel, a alternativa de maior segurança que pode escolher é contratar uma imobiliária de confiança. Em Três Lagoas-MS, você tem a 3L. Ao fazer isso, você não precisará ter que correr atrás de papeladas ou redigir contratos, pois os corretores especializados te orientarão em todo o processo.
Outra vantagem nítida de contratar uma imobiliária de confiança na hora de alugar um imóvel é a confiança de um negócio bem feito. Considerando que as garantias locatícias são somente uma etapa do processo de locação, contratar uma imobiliária responsável é uma forma de obter todas as seguranças necessárias além das garantias locatícias, aumentando assim o nível de confiabilidade e satisfação na locação de forma inestimável.
Ficou alguma dúvida sobre como funcionam as garantias locatícias? Então entre em contato com um dos corretores da 3L imobiliária para obter um atendimento personalizado.
- Artigo Anterior Como fazer a desocupação do imóvel alugado?
- Próximo Artigo Faça chuva ou faça sol: seu aluguel está garantido!