Em regras gerais, para comprar um imóvel financiado é preciso comprovação de renda, uma vez que bancos e instituições financeiras se baseiam na receita de cada família para aprovar o crédito e tentar garantir o pagamento das parcelas. Esse critério faz muita gente pensar que, sem renda fixa mensal, não é possível realizar o sonho da casa própria. Mas a boa notícia é que é possível, sim, comprar ou alugar um imóvel sendo autônomo.
Se você é um profissional autônomo e quer comprar ou alugar um imóvel, mas não sabe como fazer isso, nesse artigo nós explicamos para você tudo o que precisa para comprovar renda e ter o seu lar. Neste conteúdo você vai conferir:
- Como financiar um imóvel sendo autônomo?
- Como declarar renda sendo autônomo para financiar um imóvel?
- Bancos que financiam para autônomos
- Principais aspectos que ajudarão o financiamento ser aprovado
- Imóveis para comprar em Três Lagoas
Leia também: Como declarar imóvel no imposto de renda?
Como financiar um imóvel sendo autônomo?
O profissional autônomo é aquela pessoa que atua no mercado de trabalho sem possuir vínculo empregatício. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o contingente de trabalhadores autônomos no Brasil passou de 25 milhões no início de 2022, grande parcela da população que pode garantir seu direito ao financiamento imobiliário, assim como funciona com os trabalhadores formais.
Mas para desfrutar dessa oportunidade, é importante entender que o financiamento de um imóvel envolve diversas etapas, que consistem no envio de documentos e também em uma análise de perfil do cliente, sendo necessário que a pessoa tenha uma conta corrente (de preferência na instituição financeira onde pretende realizar o financiamento), faça comprovação de renda e apresentação do DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos).
Como declarar renda sendo autônomo para financiar um imóvel?
Uma das formas de comprovar os ganhos é por meio da Declaração do Imposto de Renda do contribuinte, que permite que você comprove seus ganhos durante o ano. É obrigatório que bancos e instituições financeiras aceitem esse documento para fins de financiamento imobiliário, mesmo que o contribuinte seja isento do pagamento desse imposto.
Outra maneira de declarar a renda é por meio de extratos bancários, documentos que mostram as movimentações financeiras. Caso opte por essa estratégia, é importante tomar alguns cuidados, como não utilizar o limite do cheque especial e concentrar toda a sua renda em uma só conta.
Você também poderá fazer a comprovação de renda com o Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), que tem como função comprovar a prestação de serviço para terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Bancos que financiam para autônomos
Você não terá dificuldades para achar um banco que financie seu imóvel na condição de autônomo. Hoje em dia, quase todos os bancos e instituições financeiras, sejam públicas ou privadas, oferecem essa possibilidade. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são alguns exemplos.
O modelo de negócio oferecido por cada instituição pode variar. Por isso, antes de decidir com qual instituição solicitar o financiamento, é interessante comparar as opções oferecidas pelo mercado, priorizando as instituições que você já possui um relacionamento. O mais importante é garantir que seu nome esteja limpo, sem pendências, e também ter bom score de crédito e cadastro positivo.
Principais aspectos que ajudarão o financiamento ser aprovado
Em se tratando dos autônomos, os bancos podem analisar o seu perfil de diferentes maneiras, estabelecendo critérios mais gerais ou particulares. Para aumentar as suas chances de ter o financiamento aprovado, atente para os seguintes pontos:
- Tenha uma conta na instituição que você deseja. Abrir essa conta momentos antes de solicitar o financiamento pode demorar mais na concretização do negócio, afinal a empresa não terá um histórico seu como cliente. Esse histórico bancário é um instrumento que não pode ser esquecido, pois ele ajudará você a provar que é um bom pagador.
- Guarde os comprovantes de todas as transações bancárias por certo período. O recomendado é, pelo menos, seis meses.
- Se declarar o Imposto de Renda (IR), é mais um método de provar para o banco que você é capaz de arcar com as suas dívidas.
- Mesmo que não seja solicitado, tenha uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimento (DECORE).
Imóveis para comprar em Três Lagoas
Existem diversas formas de comprar um imóvel em Três Lagoas sendo autônomo. Em todos os casos, é necessário comprovar a renda.
Veja abaixo os requisitos necessários para conseguir adquirir seu patrimônio por meio de financiamento:
- Conta corrente no banco credor – a movimentação financeira configura comprovação de renda;
- Extratos bancários;
- Declaração de Imposto de Renda;
- DECORE;
- RG e CPF;
- RG e CPF do cônjuge, se houver;
- Extrato do FGTS, se houver, de anos anteriores, para compor o valor de entrada;
- Comprovante de endereço.
Com essas documentações é possível você financiar um imóvel em até 420 meses para pagamento. Lembrando que o valor da parcela não pode ultrapassar 30% da receita bruta familiar e que é possível unir mais de uma renda.
E não se esqueça de incluir a compra do seu imóvel na próxima Declaração de Imposto de Renda, mesmo que ele esteja financiado.
Imóveis para comprar em Três Lagoas
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