Hoje, seja para locação ou venda, uma das maneiras mais acessíveis de conseguir fechar negócio é anunciar um imóvel na internet. Existem, inclusive, inúmeras ferramentas que facilitam a forma de anunciar imóveis na internet, desde aplicativos a portais imobiliários que atendem todas as regiões do país.

Estima-se, por exemplo, que cerca de 90% dos negócios imobiliários que acontecem hoje no Brasil são iniciados de maneira digital. No entanto, como a concorrência nestes sites e plataformas é muito grande, é imprescindível criar anúncios que chamem a atenção, com boas fotos e descrições detalhadas sobre características do imóvel e da localização. 

Além disso, é importante estar sempre à disposição para responder a possíveis dúvidas de pessoas interessadas no seu imóvel. Para se ter uma ideia, a venda de um imóvel é uma experiência que costuma durar até um ano e meio no Brasil, o que pode ser desgastante em vários níveis para um proprietário. 

Ou seja, se você tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o mercado imobiliário, e pouco tempo para se dedicar a essa divulgação, a melhor saída é contar com o auxílio de consultores especialistas e uma imobiliária parceira. 

Estes profissionais têm amplo conhecimento de mercado, sabem precificar o imóvel de acordo com a realidade da sua região e, principalmente, entendem muito bem sobre a documentação necessária para garantir um contrato seguro e transparente para todas as partes. 

Por isso, a seguir, explicamos em detalhes por que anunciar um imóvel na internet é muito mais seguro com o apoio de um consultor especialista e uma imobiliária parceira. Entre os principais pontos, você vai ver:

  • Por que não anunciar em qualquer portal imobiliário?
  • Particularidades sobre como vender um imóvel
  • Particularidades sobre como alugar um imóvel
  • Como anunciar um imóvel de graça em Três Lagoas?

Leia também: Descubra os tipos de imóveis mais procurados durante a pandemia

Por que não anunciar em qualquer portal imobiliário?

Com a era digital, o número de aplicativos e portais imobiliários com foco na venda e locação de imóveis se multiplicou. 

Apesar de todas as vantagens que todas essas plataformas oferecem, é importante ressaltar que elas não vendem imóveis. Portais e aplicativos são apenas mais um meio de contato com potenciais clientes. 

Ou seja, a plataforma por si só não faz a venda ou a locação do imóvel. A principal função do portal é gerar contatos, isto é, clientes em potencial (qualificados) interessados no seu imóvel.  

Por isso, antes anunciar seu imóvel na internet, você precisa considerar alguns fatores importantes:

Não há consultores ativos auxiliando compradores e inquilinos

Primeiramente, é preciso ter muito conhecimento de mercado e investir bastante tempo para atender os potenciais compradores ou inquilinos para o seu imóvel. 

Imagine, por exemplo, que você faz o anúncio de venda ou locação do seu imóvel, o cliente se interessa e entra em contato. Só que, por não ter tempo de acompanhar de perto o seu anúncio e as respostas a ele, você demora a responder ou até mesmo esquece de responder esse potencial cliente. 

Ou, ainda, você responde ao potencial cliente dentro de um prazo razoável, porém de maneira incompleta, sem esclarecer as dúvidas com clareza. Esses são problemas que não ocorrem quando você conta com o auxílio de um consultor ativo cuidando do anúncio do seu imóvel. 

Este profissional, além de estar totalmente dedicado ao atendimento de potenciais clientes, tem grande conhecimento de mercado para entender quem são os reais potenciais clientes para o seu imóvel. Ou seja, um consultor sabe identificar se um potencial comprador ou inquilino tem o perfil ideal para comprar ou alugar seu imóvel. 

Além disso, consultores ou corretores têm habilidades de comunicação e maior poder de convencimento para garantir agilidade em qualquer negociação. Se qualquer dúvida surgir, eles certamente saberão responder com assertividade e transparência. 

É preciso pagar para o seu anúncio ter mais alcance

Se você quiser que seu anúncio se destaque entre a concorrência e apareça entre os primeiros resultados de busca, é preciso pagar por ele para ganhar maior relevância. 

Esse processo exige, além de conhecimento de mercado para direcionar os anúncios ao público ideal, um alto investimento. Ou seja, se você não souber quem é o público ideal para o seu imóvel, quais as estratégias de marketing para destacar seu anúncio, pode acabar desperdiçando muito dinheiro.

Consultores especialistas conhecem muito bem essa dinâmica de divulgação no mercado imobiliário. Além de criar anúncios assertivos e com boas fotos, eles normalmente atuam em imobiliárias que têm parcerias com estes grandes portais, tornando a divulgação mais barata.

Sabem, também, como utilizar ferramentas de anúncios do Facebook e do Google que podem ajudar a divulgar seu imóvel de maneira mais assertiva e com mais possibilidade de venda ou locação. Por meio dessas plataformas conseguem, por exemplo, disparar uma série de anúncios para clientes em potencial de forma segmentada.

Particularidades sobre como vender um imóvel

Para agilizar o processo de venda de um imóvel, existem algumas estratégias que você pode adotar.

A primeira delas é manter a conservação do imóvel em dia. A má conservação e a falta de manutenção são, certamente, os principais motivos para a desvalorização de um imóvel. 

Isso porque, quando um imóvel é mal cuidado, até mesmo uma pessoa com pouco conhecimento de mercado consegue perceber os problemas. No caso de potenciais compradores, pior ainda. Afinal, ninguém gostaria de morar em uma casa ou apartamento com falhas no interior ou no exterior, não é mesmo? 

Para evitar esses tipos de problemas, faça manutenções periódicas no imóvel. Cheque desde instalações elétricas e hidráulicas, até itens mais básicos, como esquadrias e fechaduras. Assim, você previne que os problemas se acumulem e mantém o seu imóvel sempre atrativo e em bom estado. 

Outro fator que pode atrasar um processo de venda imobiliária é a documentação do imóvel. Uma documentação enrolada ou com algo pendente, desvaloriza o imóvel e faz com que muita gente desista da compra.

Por isso, para vender um imóvel rápido, é importante manter toda a documentação atualizada conforme a legislação vigente.

Garanta, por exemplo, que os impostos e taxas estejam em dia. Mantenha o Registro de Imóvel atualizado com possíveis aumentos de áreas construídas. E tenha a sua documentação de proprietário em ordem. 

E,  se existirem pendências, procure resolver antes de iniciar as negociações para venda.

Particularidades sobre como alugar um imóvel

Como imóveis para alugar costumam ter mais rotatividade de moradores, além de cuidar da manutenção, atente-se para que a casa ou apartamento esteja sempre limpo e organizado. Afinal, o potencial inquilino deseja avaliar um imóvel em perfeitas condições.

Se sentir necessidade, não deixe de investir em reformas de alguns espaços, como cozinha e banheiros, que são sempre muito valorizados. Atualize pisos, pintura, torneiras, fechaduras e esquadrias para manter o seu imóvel bonito e atrativo.

Outro ponto fundamental é considerar a importância da escolha das garantias que serão usadas na negociação do seu imóvel, já que elas são importantes para assegurar o recebimento dos valores nos contratos de locação firmados entre os interessados e as imobiliárias.

As garantias estão previstas na legislação brasileira e na Lei do Inquilinato. Hoje, existem diversas opções disponíveis no mercado, como seguro fiança, fiador, caução, titulo de capitalização e CredPago. Cada opção contempla as necessidades e expectativas do proprietário e inquilino envolvidos na negociação.

Por isso, quanto maior a variedade de garantias ofertadas, maiores as chances de agilizar o processo de locação do seu imóvel. Procure, assim, imobiliárias parceiras que contem com essa diversidade de opções.

Quer anunciar um imóvel de graça?

Conhecimento do mercado imobiliário, divulgação assertiva do imóvel, análise do perfil do inquilino ou comprador, garantias locatícias variadas e vistorias de entrada e de saída estão entre as vantagens de contar com uma imobiliária de confiança.

A 3L Imóveis é uma imobiliária em Três Lagoas que conta com uma equipe de consultores especialistas para agilizar a venda ou locação do seu imóvel. 

Na 3L, além de ter assessoria completa para fechar o melhor negócio, você pode anunciar o seu imóvel de graça

Divulgamos o seu imóvel em nosso site e investimos em anúncios para Facebok, Instagram e Google, garantindo maior visibilidade do imóvel à venda ou para locação em Três Lagoas. 

Veja aqui as vantagens de anunciar com a 3L Imóveis e anuncie já seu imóvel em Três Lagoas! Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. 

Leia também: Três Lagoas é uma das melhores cidades para investir em imóveis no Brasil