o-que-influencia-o-valor-do-imovel
3L Imóveis

Uma das principais dúvidas de todo proprietário de imóvel quando decide vendê-lo é: quanto que o meu imóvel vale?

 

A avaliação imobiliária é uma das etapas mais importantes na hora de colocar um imóvel à disposição do mercado, seja para venda ou para locação. O que muitos erram é, justamente, não saber avaliar corretamente seu bem.

 

Pensando nisso, a 3L resolveu te ajudar com uma colinha para esta etapa, com as cinco principais características que fazem o valor de um imóvel subir ou descer, bem como a importância de acertar na avaliação. Confira até o final.

 

A importância da avaliação profissional

 

Antes de mais nada este conteúdo não visa capacitar você, proprietário de um imóvel, a precificar o seu imóvel de forma autônoma, já que a avaliação imobiliária é um campo do conhecimento estudado por muito tempo pelos profissionais do setor.

 

Mas, ainda assim, ter noções básicas de avaliação imobiliária é tão importante quanto, por exemplo, saber precificar o seu carro ou outro bem na hora de vender ou comprar. 

 

Com o mercado imobiliário não é diferente. Se no automobilismo temos a Tabela FIPE, nas imobiliárias temos o avaliador profissional, que irá considerar diversas características e informações para, então, chegar ao preço do imóvel.  Essa avaliação profissional permite que o mercado imobiliário de Três Lagoas se mantenha justo e competitivo.

 

O impacto do valor do imóvel no mercado imobiliário

Imagine o seguinte cenário: um proprietário de imóveis comum, vamos chamá-lo de João. João resolve vender sua casa, onde vive há 25 anos, depois de construí-la em um terreno que ganhou de herança do avô. João esteve presente em toda a obra e suas melhorias ao longo do tempo.

 

Para João o seu imóvel possui um valor emocional muito grande, seja pela herança recebida, seja por todo o suor depositado em sua obra e reformas. Isso pode influenciar João a crer que seu imóvel vale muito mais do que realmente vale: uma casa de tamanho médio com 25 anos em uma região não tão valorizada da cidade.

 

Colocar no mercado de Três Lagoas uma casa com valor inflacionado, como seria a primeira opção de João, pode desestabilizar o valor de metro quadrado da região, encarecendo outros imóveis, subindo os preços de aluguel e dificultando o fechamento de negócios. É por isso que a avaliação profissional é o melhor caminho para saber como calcular o valor venal do imóvel.

 

5 características que influenciam no valor do imóvel para venda

 

Já que mencionamos a questão de como calcular o valor venal do imóvel, vamos ao que interessa. Em uma avaliação profissional são levantados diversos fatores, alguns mais relevantes do que outros. Confira abaixo 5 características que impactam diretamente no valor do imóvel, seja para cima ou para baixo.

 

Localização

Basicamente um quarto do valor do imóvel, aproximadamente, é considerado em cima da localização. A região em que o imóvel está localizado é determinante para saber se ele vale mais ou menos do que a média do mercado. Essa consideração vai muito além do bairro, mas considera-se a rua do imóvel, as proximidades (como serviços, espaços públicos, entre outros), a microrregião em que está inserido dentro do bairro e suas facilidades de locomoção para os demais pontos da cidade.

 

Composição

A composição do imóvel vai muito além do número de quartos que a casa possui, por exemplo. Itens como a vaga de garagem, por exemplo, representam um bom percentual no valor do imóvel, assim como a amplitude dos ambientes. Imagine dois imóveis com a mesma composição interna, com o exato número de cômodos iguais, o imóvel de maior metragem será mais valorizado, pelo seu conforto interno. Ainda sobre composição, ambientes como varanda, quintal ou sacada refletem em uma maior valorização do imóvel.

 

Estado de conservação

Este ponto é crítico, pois pode ser determinante para uma alta ou baixa no valor do imóvel, já que a sua conservação ditará se o bem precisará de muitas reformas ou se está mais do que preparado para receber uma nova família. Imóveis muito antigos (como foi o caso do nosso exemplo acima) tendem a demandar reparos em parte elétrica, hidráulica e demais acabamentos, como esquadrias, o que deprecia o valor de mercado no mesmo.

 

Acabamentos e Lazer

Acabamentos costumam ser o “bônus” em qualquer imóvel, já que a atenção aos detalhes tende a ser valorizada no valor final. Estes acabamentos podem ir desde um número bom de tomadas até rebaixo em gesso, esquadrias de alumínio, porcelana nas louças de banheiro, dentre outros. Já as áreas de lazer tendem a se estender além do imóvel, nos casos de condomínios ou residenciais, valorizando o imóvel que conta com piscina, por exemplo, está próximo de um grande parque ou inserido em um condomínio residencial com vasto espaço de lazer. Todos estes 4 itens até aqui irão ditar o que chamamos de “padrão do imóvel”, podendo ser de alto, médio ou baixo padrão.

 

Mercado imobiliário

Este fator pode ser o mais subjetivo de todos, já que não é um aspecto palpável no imóvel. O mercado imobiliário, como um todo, pode influenciar no valor do imóvel em questão. Fatores como oferta e demanda relacionados ao tipo de imóvel e ao momento da avaliação, a avaliação média de metro quadrado da região e índices importantes ao mercado imobiliário tais como a Taxa Selic também podem gerar influência.

Vale ressaltar que, para a avaliação as considerações são umas, mas o potencial cliente, seja um futuro inquilino ou comprador, leva outros fatores em consideração que são inerentes ao imóvel e também possuem seu peso na avaliação, como a vista, a posição solar e itens de segurança, tanto do imóvel quanto de um eventual condomínio.

o-que-influencia-o-valor-do-imovel

Como anunciar um imóvel à venda em Três Lagoas

 

Ah, não quis te assustar com a complexidade do assunto, tudo bem? Mas acreditamos, aqui na 3L, que todos devem ter acesso à informação e conhecer, cada vez mais, o mercado imobiliário.

 

Ainda assim, entendemos a complexidade do nosso trabalho e estamos aqui para orientar e, claro, auxiliar. O melhor caminho para você anunciar seu imóvel em Três Lagoas segue algumas etapas, sendo:

 

  • Avaliação profissional e alinhamento de expectativas;
  • Coleta de documentação e contrato de prestação de serviços;
  • Realizar imagens e demais materiais de divulgação;
  • Acompanhamento de visitas e propostas.

Com isso você terá certeza de que o imóvel estará sendo divulgado e negociado da maneira correta, por intermédio de profissionais especializados no mercado imobiliário de Três Lagoas, restando à você aproveitar do seu tempo enquanto a 3L encontra o melhor negócio para seu imóvel. Na 3L você pode confiar, anuncie seu imóvel conosco.