Ter um emprego com carteira assinada não é pré-requisito para comprar a casa própria hoje em dia. O profissional autônomo ou MEI pode realizar esse sonho e até mesmo optar por um financiamento imobiliário. Tem interesse em saber mais informações sobre essa possibilidade? Acompanhe neste post tudo o que você precisa saber sobre como comprar um imóvel sendo autônomo.
O que você lerá neste artigo:
- O que é um trabalhador autônomo?
- Como comprar imóvel sendo autônomo?
- Como comprovar renda sendo autônomo
- Como alugar um imóvel sendo autônomo?
Leia também: Como financiar um imóvel com renda baixa
Muitos profissionais que possuem o sonho de comprar um imóvel preocupam-se em como fazer para comprovar renda sendo autônomo. Esse é um requisito básico para se conseguir financiamento imobiliário, uma vez que bancos e instituições financeiras se baseiam na renda familiar para aprovar o crédito e tentar garantir o pagamento das parcelas.
A boa notícia é que sim, é possível comprar um imóvel sendo autônomo. No Brasil, cada vez mais pessoas exercem suas atividades profissionais sem estarem contratadas sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O que é um trabalhador autônomo?
De acordo com a Lei Federal 8.212/91, que regulamenta o profissional autônomo, esse tipo de trabalhador trata-se da “pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não” e, ainda, “quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego”.
Assim, o trabalhador autônomo é aquele que desenvolve suas atividades por conta própria, sem vínculo empregatício. Pode ser pessoa física ou jurídica e deve pagar os tributos previstos na legislação.
O trabalhador autônomo divide-se nas duas categorias a seguir:
- Prestador de serviços de profissão não-regulamentada: diarista, vendedor ambulante, cozinheiro, cabeleireiro, jardineiro, entre outros.
- Prestador de serviços de profissão regulamentada, sem vínculo empregatício: jornalista, advogado, dentista, médico, engenheiro etc.
Profissionais autônomos crescem no Brasil
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nunca os brasileiros trabalharam tanto por conta própria. No início de 2022, o número de trabalhadores autônomos no país passou de 25 milhões – incluindo pessoas com e sem CNPJ. Para o trimestre de fevereiro a abril, é o maior número da série histórica do instituto.
Os números mostram que o contingente de trabalhadores que atua como autônomo vem crescendo. Dependendo da atividade e da situação do trabalhador, a falta de documentação pode gerar certa dificuldade no momento da compra de um imóvel, uma vez que bancos, imobiliárias, financeiras e proprietários costumam exigir comprovação de renda.
Como comprar imóvel sendo autônomo em Três Lagoas?
Existem diversas formas de comprar um imóvel em Três Lagoas sendo autônomo. Em todos os casos, é necessário comprovar a renda.
Veja a seguir os requisitos necessários para solicitar um financiamento imobiliário:
- conta corrente no banco credor – a movimentação financeira configura comprovação de renda;
- extratos bancários;
- declaração de Imposto de Renda;
- Decore (Declaração comprobatória de percepção de rendimentos);
- RG e CPF;
- RG e CPF do cônjuge, se houver;
- extrato do FGTS, se houver, de anos anteriores, para compor o valor de entrada;
- comprovante de endereço.
Com essa documentação é possível financiar um imóvel em até 35 anos para pagamento. Lembrando que o valor da parcela não pode ultrapassar 30% da receita bruta familiar e que é possível unir mais de uma renda.
E não se esqueça de incluir a compra do seu imóvel na próxima Declaração de Imposto de Renda, mesmo que ele esteja financiado.
Como comprovar renda sendo autônomo
Os profissionais autônomos podem comprovar renda por meio de contratos de prestação de serviço e de recibos de pagamento. Assim, é importante manter sempre essas informações atualizadas. Também devem ser apresentados documentos como:
- extratos bancários;
- declaração de Imposto de Renda;
- Decore;
- faturas de cartão de crédito e recibos de aluguel.
Ter o trabalho formalizado, com CNPJ ou como Microempreendedor Individual (MEI) facilita a comprovação de renda.
Vantagens de declarar Imposto de Renda
Uma das formas de comprovar os ganhos, para quem é autônomo, é por meio da declaração do Imposto de Renda do contribuinte. Mas há outras vantagens em fazer essa declaração. Entre os benefícios – mesmo para quem não conta com os requisitos para declaração obrigatória – estão:
- Restituição de valores;
- Declaração de renda;
- Um dos documentos solicitados para emissão de passaportes;
- Estar em dia com a Receita Federal.
Deu para perceber que é possível comprovar renda e comprar um imóvel, por meio de um financiamento imobiliário, mesmo sendo autônomo, certo? Ficou com alguma dúvida, fale com a 3L Imóveis.
Como alugar um imóvel sendo autônomo em Três Lagoas
Se em vez de comprar, você está pensando em alugar um imóvel em Três Lagoas, confira a seguir a documentação exigida para autônomos:
- ficha cadastral com referências bancárias e pessoais;
- cópia dos documentos pessoais (CPF e RG);
- cópia dos documentos pessoais do cônjuge, se houver;
- cópia do comprovante de endereço;
- cópia do comprovante de renda (pode ser o Imposto de Renda ou o extrato bancário);
- Decore assinada pelo contador responsável;
- contratos de prestação de serviços.
Dessa forma, é possível alugar uma casa ou apartamento em Três Lagoas, mesmo sem trabalhar com carteira assinada. Por outro lado, se você tem uma empresa, ou seja, se vai alugar em nome de Pessoa Jurídica, será necessário apresentar:
- cópia do contrato social e sua última alteração;
- último balancete mensal, balanço ou declaração do contador a respeito do faturamento dos últimos 3 meses;
- cartão do CNPJ;
- cópia do IPTU da sede atual;
- declaração do Imposto de Renda da empresa.
Assim, é possível alugar um imóvel comercial para sua empresa de maneira rápida e segura.
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